domingo, 7 de junho de 2009

Maldonado Work

Tomás Maldonado



Tomás Maldonado – Pintor, Designer Industrial e Teórico
Nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1922.

Considerado um dos principais teóricos do famoso “Modelo Ulm”, uma filosofia sobre design desenvolvida enquanto professor na escola de ULM
Maldonado defendia que a arte não pertencia ao design, e acreditava numa abordagem científica e teórica no projecto de design. Essa abordagem tornou-se importante na passagem da sua inspiração inicial “bauhausiana”, para uma mais adequada à complexidade do pós guerra que a Alemanha sofria na altura.

domingo, 24 de maio de 2009

MAX BILL STUFF

sábado, 23 de maio de 2009

MAX BILL- "Design é Arte"



MAX BILL – artista plástico, , escultor, arquitecto, designer gráfico e de interiores.
Estudante da Bauhaus em Dessau e posteriormente docente na escola de Ulm, Bill é hoje em dia um dos protagonistas do Swiss Style.
Todo o seu trabalho foi sempre baseado numa tentativa constante de conciliar a criação de arte com o funcionalismo.
Estuda na Escola de Artes e Ofícios de Zurique, de 1924 a 1927, na qual conhece o trabalho do arquiteto Le Corbusier.
Na parte gráfica a sua obra é caracterizada como sendo platónica e estéril. No design gráfico e editorial, Max Bill foi um dos primeiros a aplicar o conceito de organização racional dos espaços com o auxílio de uma grelha.
No campo da arquitectura, em 1938, associa-se ao CIAM (Congrès International d’Architecture Moderne, associação de arquitectos impulsionada por Le Corbusier).
Em 1941, em visita ao Brasil e à Argentina, difunde o conceito de arte concreta.
Em 1944 começa o seu trabalho na área do design industrial e em 1951, junta-se a Otl Aicher e funda a hochschule für gestaltung em Ulm – Escola Superior da Forma de Ulm.

hochschule für gestaltung hfg (1953-68)



A “Escola Superior da Forma”, mais conhecida como “Escola de Ulm” situada na Alemanha foi a sucessora da Bauhaus dando continuidade aos seus ideais através dos métodos de ensino, disciplinas leccionadas, ideais políticos e por também acreditar que o design tinha um importante papel social a desempenhar.
Foi aqui que se desenvolveu conceitos importantes sobre o design do pós-guerra a partir das mãos de Otl Aicher, Max Bill (antigo aluno da Bauhuas) e Tomás Maldonado.
Era então previsto um design apoiado na ciência e na tecnologia.

Hochschule für Gestaltung Ulm - HfG



"Da colher à cidade (...) colaborar para a construção
de uma nova civilização".

Max Bill

terça-feira, 5 de maio de 2009

Em Suma

"Um objecto é determinado pela sua "essência".
Para ser projectado de forma a funcionar correctamente - um vaso, uma cadeira, uma casa - a sua essência precisa ser pesquisada; pois necessita cumprir correctamente a sua finalidade, preencher as suas funções práticas, ter durabilidade, ser barato e bonito.”


Walter Gropius

BAUHAUS VIDEO

segunda-feira, 4 de maio de 2009

BAUHAUS STUFF

W.Gropius e a Bauhaus




Fundador da escola BAUHAUS, Gropius foi também membro da Deutscher Werkbund, Associação de artistas, artesãos e publicitários, fundada em Munique, cujo factor importante era a luta entre a tendência industrial de Muthesius e a tendência artesanal de Van de Velde.
Através do manifesto Bauhaus, Gropius conciliou estas duas tendências unindo a Escola de Belas-Artes à Escola das Artes Aplicadas.
Em 1919, a Bauhaus abre as portas em Weimar, com a direcção de W.Gropius) e assentou a sua base de ensino na experimentação artesanal e artística, os instrumentos de pesquisa e aprendizagem ideais para criar o design dirigido para a produção em série.
Com a mudança da Bauhaus para Dessau, Gropius assume os projectos de urbanização. Em 1928 Walter Gropius deixa a direcção da Bauhaus, afirmando que queria dar mais tempo à arquitectura, deixando a escola no auge da sua fama e renome internacional.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Nosso Vorkurs


Dia 7 de Abril pelas 14h estivemos na "Bauhaus IADIANA" e fizemos o nosso vorkurs.

quinta-feira, 2 de abril de 2009


"Na tecnologia eléctrica não se pode mascarar as formas com adições decorativas, porque a tecnologia eléctrica é uma nova área, devemos encontrar formas que representem o novo carácter da tecnologia."

Peter Behrens

Revolução Industrial e a Comunicação Visual

Esta semana um dos nossos pontos de avaliação foi falar sobre algo da revolução industrial.
Optamos então, por dar a conhecer aos nossos colegas de turma como se processou a imprensa a partir dessa data e a importância da criação do que conhecemos hoje como "Design Gráfico" para os produtos que eram produzidos.
Em seguida estão os slides que apresentamos na aula.






terça-feira, 31 de março de 2009

BEM VINDOS

Bem Vindos ao blog Teorias de Salomão.
Um blog inteiramente dedicado à história e teoria do design.
Ao longo do semestre vamos mostrar vários aspectos relacionados com o tema e dar a conhecer pequenos grandes aspectos que completem o mesmo.

Liliana Nunes e João Gomes
IADE - 3º D2